Quem Somos

 


ASSOCIAZIONE ITALO-BRASILIANA “ABRUZZO FORTE”


 

Histórico, estrutura e objetivos da Associação.

A ASSOCIAZIONE ITALO-BRASILIANA “ABRUZZO FORTE”, foi fundada em 06 de janeiro de 1999, por um grupo de voluntários com o objetivo de promover, organizar e explorar atividades culturais, recreativas, tendo como enfoque principal os jovens, as mulheres e os idosos e o entrosamento entre a coletividade de origem abruzzes, a brasileira e as de outras etnias, além de outras regiões da Itália, desenvolver a parte social com ênfase nos costumes abruzzeses, para o setor cívico, o patriotismo, o respeito e demais sentimentos que contribuam para a democracia.

Em 03 de abril de 2003 em Assembléia de Ratificação, foram aprovados os estatutos e a  Diretoria assim formada:

Franco Petrocco – Presidente
Domenico Micaroni – Vice Presidente
Altair Luciano Grippa – Diretor Tesoureiro
Helio Sironi – Diretor Secretário
Carlo Petrocco – Diretor Social.

O presidente Franco Petrocco, o vice presidente Domenico Micaroni e Carlo Petrocco diretor social, são italianos natos, da região Abruzzo, província de Pescara e chegaram no Brasil em 1952. Altair Luciano Grippa, diretor tesoueiro e Edna Batista Incerti de Lima, são descendentes de italianos.

presidencia-abruzzo

Da esquerda: Edna Incerti, Carlo Petrocco, Altair Grippa, Domenico Micaroni e Franco Petrocco.

Os 3 primeiros anos, de janeiro de 1999 a janeiro de 2003, foi de idealizar, de pensar a Associação, as atividades eram limitadas a algumas reuniões, troca de idéias e sonhar!

Em janeiro de 2003, Franco Petrocco, um dia lembrando a festa de formatura de uma amiga e comadre, Maelis Schreiber de um curso de Italiano, promovido pela Associazione Vêneta “La Bella Itália”, em Canoinhas SC. e da frase do padre que celebrou a missa “A homilia vai ser em italiano, por causa dos formandos do curso, depois eu dou uma explicação em português para que todos possam entender, mas eu me sentiria muito mais à vontade se pudesse fazer a homilia no dialeto vêneto, o dialeto do meu bisavô”. Esta frase caiu fundo no coração do Franco, e lembrando esta frase se perguntou: – porquê isto não pode acontecer também com um bisneto de abruzzes?

E olhando para o espelho, apontando o dedo, disse: -Franco até o fim de 2003 a ASSOCIAZIONE ITALO-BRASILIANA “ABRUZZO FORTE” estará legalizada e funcionando a todo vapor. Depois de algumas reuniões preparatórias, foi marcada e efetivada a Assembléia.

Daí no final de 2003, a ASSOCIAZIONE ITALO-BRASILIANA “ABRUZZO FORTE”, estava legalizada, registrada no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, na Receita Federal, no Consulado da Itália em São Paulo, na FEABRA (Federazione Associazioni Abruzzesi in Brasile), e ao ALBO DEL CONSIGLIO REGIONALE EMIGRAZIONE E IMMIGRAZIONE DELLA REGIONE ABRUZZO – Itália e na ADEIB – Associazione delle Entità Italo-Brasiliane de Campinas.

Porque “Abruzzo Forte”? Porque antes de mais nada, o presidente desta associação, é da região Abruzzo e ama profundamente este pedaço da terra italiana. Esta região, localizada na Itália central, possui as mais belas praias da costa adriática e aqui está localizado o pico mais alto dos Appenninos, o Gran Sasso, com 2914 m acima do nível do mar. Nesta área se situa Campo Imperatore, onde Mussolini tinha sua casa de veraneio, hoje restaurada e transformada em Hotel. Aqui encontramos também uma estação de observação astronômica e um dos maiores e mais modernos Laboratórios de Pesquisa Nuclear, instalado dentro da montanha protegido das irradiações externas onde trabalham cientistas do mundo todo e ainda um túnel de 12 km de comprimento.

A região Abruzzo se destaca também pelo cuidado com que trata o Meio Ambiente, nesta região estão localizados 4 parques Nacionais e a mata nativa aumentou em 29,5% nos últimos 30 anos.
A Região Abruzzo registra na sua história, mais uma façanha, o de ter sido a região de onde saiu o maior número de soldados do exército Romano.

O poeta Gabriele D’Annunzio nascido na cidade de Pescara, disse: “L’Abruzzo Forte e Gentile”, a Associação aproveitou o “Forte”. Um outro poeta e escritor abruzzés muito conhecido, Ignazio Silone escreveu: “È vero che io sono cittadino del mondo, ma sono abruzzese e l’amore per la propria terra uno se lo porta dentro, diventa una parte di te, in qualunque parte del mondo tu viva”, “É verdade que sou citadão do mundo, mas sou abruzzes e o amor para a própria terra a gente carrega dentro, se torna parte da gente, em qualquer parte do mundo que você viva”.

Objetivos e Metas

A ASSOCIAZIONE ITALO-BRASILIANA “ABRUZZO FORTE”, quer ser parceira e colaborar com todas as Associações Italo-Brasileiras da região, com o vice Consulato da Itália de Campinas, com os representantes do COMITES, para divulgar a língua, a cultura, os costumes da nossa Itália, principalmente entre os descendentes de imigrantes, que estão adquirindo a cidadania italiana, para que possam conhecer melhor e dar o devido valor ao país que estão abraçando como segunda pátria.

E obviamente, colaborar com as autoridades brasileiras e trabalhar em prol do crescimento e progresso deste País. Outra meta muito importante, é ter uma sede própria, onde a Associação possa se instalar e desenvolver as suas atividades, eventos, cursos, reuniões, apresentar programas culturais e ser ponto de encontro dos associados.