O ABRUZZO
O Abruzzo possui uma paisagem montanhosa, colinosa muito interessante onde se ve muito verde de bosques e pastagens, e pequenos cursos d’agua. Nesta região encontramos os picos mais altos dos Apenninos, o Gran Sasso, com 2912 m acima do nível do mar, o mais alto, depois encontramos o Monte Amaro, com 2795 m e o Monte Velino, com 2487 m. No Gran Sasso encontramos um túnel de 10 km e um laboratório Nuclear onde trabalham pesquisadores e cientistas do mundo todo realizando experiências de fissão nuclear. Este laboratório funciona em parceria com CERN na Suissa, o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo.
O Abruzzo é considerado o “Coração Verde da Europa”, não é por nada, nos últimos 50 anos a área verde aumentou em 35%, possui vários parques nacionais e várias áreas protegidas.
A gastronomia abruzzesa é muito apreciada com pratos típicos, como por exemplo: “ARROSTICINI”, são espetinhos de carne de ovelha que são assados na brasa e comidos na hora, quentinhos. Outro prato especial são os ravioli de ricota de leite de ovelha, uma delicia, que só se encontra em restaurantes de cidades pequenas. No Abruzzo se fabrica o melhor macarrão do mundo, em Fara San Martino (CH), macarrão De Cecco. No Abruzzo encontramos também uma das melhores escolas de Gastronomia “Santa Maria” e um dos melhores vinhos tinto, o Montepulciano D’Abruzzo, que graças às suas características especiais, agrada a paladares dos mais exigentes.
O Abruzzo é uma região tradicional na criação de ovelhas, desde a época romana, quando as ovelhas eram levadas no inverno dos pastos abruzzeses para a Região da Puglia por caminhos especiais chamados “TRATTURI”, este transloco de ovelhas, dos pastos do Abruzzo para os pastos da Puglia, no outono, e de volta para o Abruzzo na primavera, chamava-se “Transumanza”. Devemos a esta atividade, a criação de ovelhas, a excelente carne, ricota e o famoso “Cacio Pecorino”, um dos melhores para ralar no macarrão.